quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Atividades de Matemática–2º Ano – Séries Iniciais - Sistema Monetário –Situações- Problema e Educação Financeira

DSC07201  

Esta aula foi realizada pela professora Dirce  - turma de 2º Ano – na Escola em que trabalho;

Veja o blog da escola: http://classe02doarapoanga.blogspot.com

“O que você pode comprar com o seu dinheiro ?”

     Com esta pergunta a prof.ª Dirce, do 2º Ano “C”, motivou os alunos  para uma aula de matemática sobre Sistema Monetário – Escambo – Situações – Problema (envolvendo as operações de adição e subtração) – e Educação Financeira. A pergunta se estendeu ao uso do dinheiro pelos pais: pagamento das contas (alimentação, vestuários, água, luz, telefone, prestações, lazer…)

    Registrando as respostas dos alunos, a professora acrescentou que o lazer, também depende das condições financeiras da pessoa, da família, e que tudo pode ser adquirido quando se faz uso correto do dinheiro sem gastos desnecessário.

    Com a finalidade de conhecer o cotidiano da vida familiar dos alunos e desenvolver atividades significativas, a professora orientou os alunos a fazerem uma entrevista com os pais sobre os ganhos e as despesas realizadas. Através das respostas foi traçado um perfil das condições sócio-econômicas das famílias.  Os alunos pesquisaram também os produtos, através de embalagens, usados em casa, na alimentação, limpeza, higiene…(ilustrações).

DSC07363   DSC07362

     Desta maneira, a aprendizagem despertada nos alunos se tornou ativa e significativa vinculando o que acontece na escola com a vida cotidiana dos alunos.

Os objetivos da professora com  estas atividades  envolvendo  dinheiro foram:

  • Facilitar a vivência dos alunos de situações envolvendo o Sistema Monetário,
    identificando o real como unidade padrão, bem como suas cédulas e moedas.
  • Possibilitar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os diferentes produtos
    e serviços ofertados no mercado, refletindo sobre o consumismo desnecessário em
    confronto com as necessidades básicas reais.
  • Apontar a necessidade de planejar e priorizar gastos, a fim de racionalizar o
    consumo, desenvolvendo conceitos como orçamento familiar, pesquisa de preços
    e poupança.
  • Função das instituições bancárias.
  • Disponibilizar oportunidades para a construção de noções matemáticas a partir
    de diferentes fontes de informação, como panfletos de supermercado, anúncios na TV…
  • Estimular o raciocínio lógico-matemático pela resolução de situações problema
    envolvendo as operações de adição e subtração.

   ced   ced e 

      O dinheiro como valor de troca de bens, serviços e produtos foi conhecido através das notas e cédulas que constituem a moeda brasileira ( o Real)  destacadas do livro didático.Cada criança passou a possuir uma quantidade determinada pela professora, que seria usada no mini mercado que foi estruturado pela turma. Antes das atividades práticas a professora contou como acontecia, antigamente, a troca, o escambo e a história do surgimento do dinheiro.

DSC07190DSC07197 

      Os alunos,de embalagens de produtos encontrados em casa, montaram  um mini mercado – “Mercado do Povo”-  para fazerem simulação de compra. Com toda a estrutura: prateleiras com as embalagens, o Caixa,  o Segurança. A ideia do Banco surgiu quando alguns de esqueceram em casa as notas e moedas (reprodução do dinheiro- cédulas e  moedas sem valor), com   fins de empréstimo. 

     Os mecanismos da oferta e da procura, como surgiu o salário, como funcionam os bancos, foram pontos importantes para esta atividade.

DSC07200   DSC07188DSC07193    DSC07189

Sobre escambo:

       Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas).

    Após as atividades no “Mercado do Povo”, as compras que os alunos realizaram foram contadas para a professora que selecionou algumas e todos registraram no caderno, realizando as operações de adição e subtração.

   O dever de casa; atividades contidas no livro didático.

   “ Foi  uma atividade muito divertida para os alunos”, relata a professora Dirce,…  “ em que não perceberam que era uma aula, sendo o importante o conhecimento e descobertas que fizeram, e estão  sempre pedindo para “brincar” novamente de mercadinho. Com o projeto Escambo da escola,  vai haver uma continuidade nos  avanços dos conteúdos de matemática e educação financeira”.

Parabéns aos alunos do 2ºAno “C” e à prof.ªDirce !!

Por: Júlia Virginia de Moura – Pedagoga

Escola Classe 02 do Arapoanga – Planaltina-DF

 

 

 

 

 

 

 

.

 


 

2 comentários:

  1. Sou professora do 2ºano e estava à procura de uma atividade interessante que envolvesse sistema monetário.Muito legal! Parabéns Dirce!

    ResponderExcluir
  2. A professora Dirce dá aulas para uma turma de 2º ano na escola em que sou pedagoga. È uma professora incrível, todo o seu trabalho é muito bom e sua turma é a melhor turma de 2º ano da escola. Vou passar pra ela seus elogios.
    Sucesso no seu trabalho.
    Abraços
    Júlia

    ResponderExcluir

Não seja apenas um visitante que busca artigos interessantes, atividades que podem ser usadas em sua sala de aula. Deixe seu comentário.Uma sugestão. E o mais importante contribua com suas ideias, práticas e experiências de sucesso.Enriqueça este espaço, sem a sua participação, não haverá sucesso. E volte sempre.Obrigada